quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Auto-Estima no dia a dia


Essa é a nova musa do Salgueiro, Vânia Flor, assim como muitas mulheres ela não tem o corpo escultural que estamos acostumados a ver no sambódromo, mas em uma feijoada organizada pela escola de samba, ela mostrou ter mais samba no pé do que muitas mulheres com corpos “perfeitos”.
Você às vezes pensa que não pode conseguir realizar um objetivo, como por exemplo, ser musa de uma escola de samba, por causa do seu corpo. Você olha e pensa que não dá pra você porque você é feio, ou gordo, ou magro, ou por qualquer outra coisa, então que você faz? Você desiste.
Mas se você seguisse os conselhos de um filosofo francês chamado Michel de Montaigne, você poderia ter uma vida diferente.
Ele dizia que nós estamos cercados por modelos errados, e que por causa disso não vemos nossa própria natureza, e quando nós não nos encaixamos nestes modelos, começamos a ficar insatisfeitos conosco, e acabamos nos odiando.
Da filosofia de Montaigne podemos tirar três lições básicas:
1 – Aceitação do corpo
                Muitas pessoas insatisfeitas com os seus corpos tomam medidas drásticas, homens querendo ficar sarados, usam anabolizantes e acabam deformando o seu corpo, mulheres deixam de comer, ou vomitam o que comem para ficarem magras.
                Aceite o seu corpo, você não precisa ter vergonha dele, mas não perca sua saúde. Se você está acima ou abaixo do peso, vá a um médico, procure saber como anda sua saúde, coma bem, só não faça loucuras para entrar no tão padrão.
                2 – Desaprovação
                As pessoas definem tudo como sendo “Normal” ou “Anormal”, e tudo aquilo que elas não estão acostumadas a ver é considerado anormal. É como se todos tivessem uma maquina de rotular, elas vêem uma pessoa com piercing e/ou tatoo e logo rotulam – ANORMAL.
                As pessoas tentem a nos julgar de acordo com os próprios preconceitos, Montaigne dizia que o melhor a fazer quando somos julgados é ignorar, ou seja temos que ser mais tolerantes com o julgamentos que as outras pessoas fazer a nosso respeito e com nós mesmos.
                3 – Inteligência e Sabedoria
                Não é porque uma pessoa tem vários diplomas que ele é mais inteligente que outra, ela só sabe coisas diferentes. E não é porque uma pessoa sabe mais sobre um assunto do que outra que ela tem que fazer as pessoas passarem por constrangimentos.
                Símbolos de inteligências às vezes não significam muita coisa. Uma pessoa pode nunca ter pisado em uma universidade e mesmo assim ser mais sabia e feliz que um Phd.
                Só não vá cancelar a sua matricula na faculdade, ou rasgar o seu diploma por isso. Você pode ser sábio e formado, não se preocupe. O que eu quero dizer é que você vai aprender muita coisa estudando, mas não vai aprender coisas que você vai ter que saber pra vida, por exemplo:
                No ensino fundamental/médio eu não tive uma aula de como usar um caixa eletrônico, mas eu tive que aprender, algumas vezes deu errado, mas paciência...
                Agora vamos fazer um teste, vamos seguir essas três regrinhas básicas, não vamos reclamar ou tentar mudar nosso corpo, vamos ignorar as pessoas que nos julgam, e vamos tentar não deixar os “inteligentes” nos humilhar.
                Agora temos que nos atentar que essa é uma via de mão dupla se você vai ignorar as pessoas que te julgam, não julgue elas, não quer ser humilhado pelos “mais inteligentes”, não humilhe os “menos inteligentes”.
                Siga essa receita por três dias e vamos ver o que acontece.


Roger Silva

               
               

2 comentários:

  1. O Mais dificil é não ligar pro que as pessoas dizem, elas parecem que querem te atingir a qualquer preço!

    ResponderExcluir
  2. É dificil passar tanto tempo sem julgar alguém. Confesso que não consegui.

    ResponderExcluir